Amostragem de água subterrânea por Low-flow (baixa vazão)

Como Funciona?

A amostragem por meio do procedimento de baixa vazão é realizada pelo controle da vazão e rebaixamento do nível d’água durante a purga para coleta de amostras. Este controle é feito através da utilização de uma sonda elétrica para medição contínua do nível d’água, garantindo a estabilização do nível e a representatividade da amostra.

Juntamente com o acompanhamento do rebaixamento do nível d’água, é realizada do monitoramento dos parâmetros de interesse da água subterrânea através de um medidor multi-parâmetros inserido em uma célula de fluxo com o sistema fechado para medição de:

  • pH
  • Temperatura
  • Condutividade
  • Potencial de Óxido Redução
  • Oxigênio Dissolvido

Com as medições realizadas através do monitoramento dos parâmetros acima, é possível definir o momento ideal da amostragem, quando a água da formação será acessada no processo de purga.

Todas as amostras coletadas são armazenadas em frascos fornecidos pelo laboratório responsável e definido pelo cliente. A identificação das amostras (com números dos pontos de amostragem e nomenclaturas) devem ser fornecidos pelo cliente antes do processo de amostragem. As amostras são acondicionadas em coolers e mantidas a temperaturas inferiores a 4ºC e transportadas ao laboratório sob responsabilidade da DOXOR diariamente com as respectivas guias de custódia fornecidas pelo cliente, devidamente preenchidas pelo técnico DOXOR responsável pela coleta, respeitando os prazos estabelecidos pelo laboratório para análise. Todos os dados obtidos em campo são tabelados e encaminhados através de um relatório técnico dos serviços de amostragem e dados obtidos.

Porque a Doxor!

Agora, além de poder contar com toda a estrutura e solidez da Doxor, os serviços de amostragem de água subterrânea e ensaios subsequentes realizados pela Doxor são acreditados na ISO/IEC 17025:2005 pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro conforme escopo publicado no site do Inmetro.