O que é um sistema de Extração Multifásica MPE?

Um sistema MPE é tipicamente aplicado em poços de recuperação onde se estende desde o lençol freático até a zona vadosa. Recuperação de águas subterrâneas é promovido através do bombeamento no nível d’água ou abaixo do lençol freático. A vácuo aplicado extrai os vapores do solo e  uma porção das águas subterrâneas. As taxas do fluxo de líquido é aumentado devido ao gradiente de pressão aumentada aplicada sobre o sistema. Em algumas configurações, o vácuo aumenta o rebaixamento do nível da água em um perímetro do poço bombeado, gerando assim o que chamamos de cone de rebaixamento.

Como funciona?

O sistema MPE trabalha nas duas zonas de contaminação, tanto na zona saturada como na zona vadosa, remediando líquidos dissolvidos, vapores e residuais. O MPE promove a remoção da massa por volatilização, dissolução e transporte advectivo. Em geral, se tanto o SVE como pump-and-treat (bombeamento com bomba pneumática) podem ser utilizados, talvez, o sistema MPE sejá uma ótima opção à ser considerada como uma eficiente alternativa de remediação.

A lista abaixo destaca os pontos principais do MPE e, portanto, os principais fatores para considerar MPE como uma alternativa de remediação:

  • Aumento das taxas de recuperação de águas subterrâneas, em relação à outros métodos de bombeamento praticados em configurações equivalentes
  • Aumento do raio de influência nos poços de recuperação de águas subterrâneas
  • Recuperação da camada superficial do produto, flutuante livre ou fase livre
  • Remediação de voláteis, contaminantes de fase residuais localizados acima e abaixo o lençol freático
  • Correção simultânea do solo e das águas subterrâneas

MPE Móvel

Para casos emergenciais ou áreas pequenas o Sistema MPE Móvel é o ideal, excelente para trabalhos de um ou cinco pontos de extração (variando conforme a profundidade), onde necessite um intervenção rápida devido a sua facilidade de transporte com ótima relação custo x benefício.

Disponível para locação e venda.

MPE Fixo

Tem o mesmo funcionamento do MPE Móvel, porém com uma capacidade de trabalho aumentada devido ao tamanho dos equipamentos instalados, também é  utilizada na remediação de hidrocarbonetos do petróleo, e promove a extração simultânea dos combustíveis (gasolina, diesel e etc.), dos vapores orgânicos voláteis (VOC’s) presentes na zona não saturada do solo e também da fase dissolvida nas águas subterrâneas.

A capacidade de extração do MPE Fixo, é variável conforme a necessidade do projeto, onde fazemos o projeto e a construção sob medida.

Disponível para locação e venda.

VOCÊ SABIA QUE O SISTEMA MPE É TIPICAMENTE APLICADO EM POÇOS DE RECUPERAÇÃO?

O Sistema de Extração Multifásica (sistema mpe) consiste em uma técnica de tratamento com extração da fase livre, fase vapor, fase dissolvida na matriz do solo e estimulando o processo de biodegradação natural na zona não saturada.

A Extração Multifásica (sistema mpe) ocorre por meio da instalação de um sistema de ventilação a vácuo em poços de extração distribuídos na área de interesse, visando criar uma zona de influência do sistema em toda a extensão da pluma de contaminação.

A pressão negativa gerada no interior no tanque de vácuo pelo compressor radial de alta vazão propicia o bombeamento da água subterrânea contaminada (fase livre/fase dissolvida) e vapores orgânicos, por meio dos poços de extração, para o interior do tanque de vácuo.

O poço de extração do sistema mpe, tem em seu interior uma tubulação flexível interligada ao sistema de extração. Esta tubulação succiona a água subterrânea e os vapores da zona não saturada, que são conduzidos ao tanque de vácuo.

Após bombeamento do efluente, o mesmo é encaminhado para a Caixa Separadora Água/Óleo, onde é segregada por fenômenos de coalescência e decantação. Na saída das placas coalescentes, existe uma tomada para a retirada de produto separado, e o decantado (água) é direcionado a um sistema de adsorção por carvão ativado, concluído o processo de tratamentos dos efluentes gerados no sistema mpe.