Sistema de Air Sparging

ENTENDA MELHOR O SISTEMA DE AIR SPARGING

O sistema de air sparging (AS), consiste na aplicação de ar comprimido na zona saturada com o objetivo de promover a remoção de massa dos contaminantes através da volatilização dos compostos presentes, aumentar a concentração de oxigênio dissolvido na água subterrânea e ainda favorecer e aumentar a taxa de biodegradação aeróbia natural como consequência.

O sistema de air sparging é composto por um ou mais poços, por meio dos quais o ar comprimido é injetado no aquífero, utilizando-se um compressor que não use derivados de petróleo e contenha válvulas de controle de bombeamento e medidores de pressão. O ar é injetado com volume e pressão controlados, geralmente determinados previamente, a partir da execução de um teste piloto no local de aplicação. A eficiência do sistema de air sparging, é medida usando sondas de monitoramento, posicionadas tanto na zona saturada como na zona não-saturada. Essas sondas são utilizadas para medir:

  • A extensão lateral da sobrelevação da água subterrânea

  • O aumento dos níveis de oxigênio dissolvido

  • O potencial de oxi-redução (comparados às condições iniciais antes da operação do sistema)

  • O aumento da pressão dentro do cone e a redução nas concentrações de VOC’s

O sistema de air sparging, a geologia do local deve ser considerada para a aplicação do método, cuja eficiência é diretamente influenciada pela maior ou menor facilidade que os fluxos de ar injetado tenham para migrar na direção vertical. As duas principais limitações de ordem geológica são a condutividade hidráulica e a homogeneidade. Alguns problemas do sistema de air sparging podem ocorrer se a permeabilidade do solo for muito baixa ou muito alta. Em camadas de cascalho, por exemplo, cujos poros são muito grandes, a migração horizontal é pequena, sendo que o ar tenderá a migrar verticalmente e o poço de injeção terá um raio de influência muito limitado.

MAIS SOBRE O SISTEMA DE AIR SPARGING

O sistema de air sparging, deve ser implantado de maneira a gerar um “cone de influência” a partir do (s) poço (s) de injeção que cubra (m) a área contaminada. Geralmente são utilizados múltiplos poços, para que seus “cones de influência” se interceptem e cubram toda a área de interesse (CETESB).

A DOXOR CONTA COM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

Com vasta experiência no setor de remediação ambiental, a Doxor dispõe de uma equipe de profissionais preparados para atender as demandas de todos os seus clientes com eficiência, agilidade e transparência. Entre em contato e saiba mais.